quinta-feira, 9 de abril de 2015

Polícia coage jornalistas a revelarem suas fontes no Paraná ( Do site Paraná Portal )

" E depois chamam a polícia ( golpe ) para salvar o Brasil, para acabar com o perigo comunista, e tantas outras bobagens.  Esta é uma pequena amostra do que seria uma Ditadura." --- Gealdo Jr.
PS: PS: A polícia é do Paraná!! Quem governa o paraná??? Deve ser o PT, não é?

Pelo menos cinco jornalistas do Paraná que participaram de reportagens sobre irregularidades na polícia foram intimados pela corporação a prestarem depoimentos sobre suas apurações. Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Paraná, os profissionais foram intimados a falarem sobre suas fontes, tanto pela Polícia Militar quanto pela Civil.
De acordo com a Associação Brasileira dos Jornalistas Investigativos, a polícia do Paraná está, há dois anos, tentando identificar as fontes de pelo menos cinco jornalistas que cobrem segurança pública no Estado. Os profissionais têm sido chamados desde 2013 para prestar depoimentos, como testemunhas, em diversos inquéritos e procedimentos. O interesse dos investigadores, no entanto, não é apurar os malfeitos apontados pelos repórteres dentro da corporação, mas tentar identificar a fonte das informações publicadas nas reportagens.
Segundo denúncia da Abraji, publicada nesta terça-feira (7), os repórteres da Gazeta do Povo Felippe Aníbal, Diego Ribeiro, Albari Rosa e Mauri König estiveram diversas vezes tanto no quartel da Polícia Militar quanto em delegacias. São testemunhas tanto em processos que apuram as irregularidades publicadas na série de reportagens “Polícia Fora da Lei” quanto em procedimentos para investigar quem são os policiais informantes. Os jornalistas estimam que, somando-se todas as intimações, já foram interrogados ao menos 20 vezes – e em oitivas no mínimo heterodoxas.

A Abraji afirma que na maioria dos casos, os repórteres foram ouvidos na presença dos agentes denunciados nas reportagens. Em uma ocasião, o jornalista Felippe Aníbal se recusou a assinar seu depoimento por julgar que a redação não fora fiel a suas declarações e que o texto abria margens para questionamentos. Apenas após a intervenção do advogado da Gazeta do Povo o delegado responsável aceitou fazer as emendas propostas. Houve casos em que o agente suspeito de ser o informante é chamado à sala do interrogatório e apresentado ao jornalista, para ser identificado.
A Polícia Civil também tentou descobrir as fontes da repórter Lina Hamdar. Em 2013, quando trabalhava no jornal Metro de Curitiba, Lina foi chamada a depor na sede do TIGRE (grupo de elite da Polícia Civil do Paraná) e pressionada a revelar suas fontes. Os investigadores procuravam o responsável pelo vazamento de escutas telefônicas da médica Virgínia Soares Souza, acusada de matar pacientes na UTI de um hospital de Curitiba.
Os casos se inserem num contexto de animosidade nas relações da imprensa com as polícias do Paraná. Em janeiro deste ano, um repórter de televisão foi preso durante transmissão ao vivo após reclamar por ser retirado de uma área restrita. No mesmo mês, um colunista da Gazeta do Povo se envolveu numa discussão via redes sociais com o secretário de Segurança Pública. Em 2012, o repórter Mauri König chegou a deixar o país após avisos de que policiais metralhariam a casa em que vivia com a família.
A Abraji repudia a tentativa das polícias Civil e Militar de romper um dos pilares da liberdade de imprensa e da própria democracia: o sigilo da fonte. Constranger jornalistas da maneira como as corporações têm feito é atentar diretamente contra a imprensa brasileira e contra o direito de saber de toda a sociedade. A Abraji acredita que as polícias devem dedicar seu tempo e efetivos a identificar e punir os agentes cujas contravenções foram alvo de reportagens – e não os informantes que permitiram aos repórteres executar suas pautas.
Ao jornal Folha de S.Paulo, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná disse que irá orientar as polícias a não questionar os profissionais sobre suas fontes e que “repudia” qualquer tentativa de “intimidação e constrangimento a jornalistas e cidadãos que denunciem atos ilícitos”. De acordo com a secretaria, a presença dos denunciantes ajuda na apuração do caso, o que justifica a convocação dos repórteres. A nota reforça, porém, que é “irrelevante saber da autoria das notícias”, e que não há necessidade de “questionamentos sobre as fontes do profissional de imprensa”. “A investigação deve se restringir ao fato, e não ao denunciante.” A secretaria ainda afirma que “defende a liberdade de expressão, a transparência e o pleno trabalho dos jornalistas”. Para a pasta, a imprensa é “parceira” e desempenha “um imprescindível serviço a favor da sociedade”.
(Com informações da Abraji e da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário