"ENCONTRANDO BRUCE LEE..." - 2


75 ANOS, O PEQUENO DRAGÃO
NOVEMBRO DE 2015

Visualizar


 CONHECENDO BRUCE LEE...


            Quando eu cheguei em São Paulo/Capital, em 1980, meu pai levou nossa família para São Bernardo do Campo, após alguns anos, em um bairro periférico. Ele alugou uma casa que ficava em cima de uma padaria, frente a um supermercado e, o mais importante, embaixo, junto a padaria, havia uma banca de revista.

               Ainda com 11 anos de idade, eu nunca havia ouvido falar em Bruce Lee.

               Apenas lembro-me de assistir alguns filmes que passavam na antiga TV RECORD. Era uma sessão chamada "Poltrona R" que tinha personagens e histórias com títulos contendo nomes parecidos com o de Bruce Lee. Por exemplo, Bruce Li, Bruce Lin, Dragão, além do clássico Shaolin, etc. Eu adorava assistir esses filmes que apresentavam o "Kung Fu" e " Artes Marciais" em geral.

               Um dia, passando pela banca, vi duas revistas com título "KUNG FU". Além de imagens lindas de capa ( imagem abaixo ) e cada uma continha um poster. Após um bom "sacrifício" consegui comprar as revistas, e a partir daí, comecei a construir um hábito ( um caminho...) valioso em minha vida. O HÁBITO DE LER...




               Na contra capa de cada uma das  revistas havia um texto de Bruce Lee que, após eu ler, mesmo com dificuldade de entender o significado e a profundidade do sentido, serviram como referências básicas a minha formação. Os textos eram:


               



                     Assim, eu fui colecionando revistas e, quando possível, comprando livros de arte marcial, filosofia, política, etc. Um desses primeiros livros ( do mesmo autor: Natali, Marco ) trazia frases e reflexões profundas (para minha época); e o que mais marcou-me foi uma foto contida nesse livro que mostrava Bruce Lee com vários livros na sua biblioteca. A legenda informava que o que  ele mais fazia após treinar era LER.

                        A partir deste momento, a LEITURA e o gosto pelos LIVROS tornaram-se uma paixão diária em minha vida.

                             



              Quanto mais eu lia sobre Bruce Lee, mais afastava-me das academias e ideias "estereotipadas" sobre a arte marcial e a filosofia.

                        Em Resumo, Bruce Lee foi  e continua sendo muito importante em minha vida e, acredito ter sido, na vida de muitos outros...; PRINCIPALMENTE COMO EXEMPLO NA  DISCIPLINA, HÁBITO E PRAZER DA LEITURA...






 "ENCONTRANDO BRUCE LEE..." - 3
BRUCE LEE E O RACISMO....

Nenhum comentário:

Postar um comentário