sexta-feira, 5 de junho de 2015

Que Sociedade queremos? ---- Por Geraldo Jr. ( Com texto de A.Burke: A Sociedade e as Gaiolas )

Religiosidade, sim!
Fundamentalismos, não!

“Somos assim. Sonhamos o vôo, mas tememos as alturas. Para voar é preciso amar o vazio. Porque o vôo só acontece se houver o vazio. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não podem viver sem certezas. Por isso trocam o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.
Os homens preferem as gaiolas ao vôo. São eles mesmos que constroem as gaiolas onde passarão as suas vidas”
                 Rubem Alves em Religião e Repressão
Foto, Imagem e Poesia acima, destacados  Do Blog Teologando Só Sensações & Poesias

Fico tão triste ao ver jovens sendo cooptados e direcionados para um mundinho estreito (gaiolas).
Ex-alunos meus, alguns, maravilhosos, escrevendo e expressando "representações" de ódio, rancorismo, individualismo, sucessos superficiais reduzido a fama "consumista". Muitos destes se expressando no FACEBOOK.

Pessoas ( ex-professores meus...) que sempre tive, e ainda tenho, grande admiração, porque serviram para minha formação cultural, filosófica, ..., na adolescência,  compartilhando ideias de Feliciano, Malafaias, Shererazade.... QUE TRISTEZA!!!

Sei que todos tem o direito de se expressarem..., e devem!!

Mas alimentando o ódio, contribuindo à exclusão, a estreiteza intelectual, maniqueísta....., a INTOLERÂNCIA???..... QUE TRISTEZA!!!

Ao ver alguns dos meus alunos dentro destas gaiolas, que todos nós estamos, mas diferentemente se alegrando por dentro estar, se "debatendo" de "alegria", em vez de tentarem se libertar da mesma...., QUE TRISTEZA!!!

Me pergunto: ---- O que fiz de errado? Tanto falei pra eles valorizarem e lutarem pela Liberdade, pelo respeito...; Sempre lhes dizia "Quem não respeita não merece respeito; Para sermos respeitados precisamos respeitar os outros" ...; Será que eu não os respeitei?? QUE TRISTEZA!!!

Jovens, em nome de Jesus, participando e alimentando a segregação, discriminação e ,consequentemente, a violência.


Que mundo queremos??  O que iremos conseguir com todas essas "ações destrutivas" e individualistas? QUE TRISTEZA!!!

Por isso,  repito aqui o que escrevi no FACEBOOK em 2013:


("NÃO É MEU AMIGO QUEM É FASCISTA, FUNDAMENTALISTA E PRECONCEITUOSO"
---- Na época, desfiz de muitas amizades. E continuarei desfazendo daqueles que defenderem tais ações e comportamentos imbecis alimentados por Carvalho, Azevedo, Felicianos, Malafaias e Danilos Gentili(s) da "elite paulista"

Por isso, se alguns que estão aqui como meus amigos, conhecidos...,participaram destes movimentos ou for adeptos destas ações segregacionistas, já sabem o que devem fazer...

Por fim finalizo com texto de A. Burke ( A Sociedade e as Gaiolas )
GERALDO JR.

DE POR UM MUNDO SEM RELIGIÃO

11150795_990689214282735_3836916548240512799_n



2 comentários:

  1. Geraldo amigo, bom dia.
    Foi com alegria que conheci seu blog e me senti honrado pelo uso do material de meu blog. Tem total liberdade para fazê-lo sempre que precisar. A causa é nobre, uma vez que prima pelo pleno direito de manifestação de tudo que se diz humano.
    Gostaria de contribuir com seu texto acima, lembrando que Jesus jamais concordaria em segregar quem quer que fosse pelo que quer que fosse. Fazer a coisa "certa", nunca foi, para ele, mais importante do que fazer o que o amor requeria. Acolher sempre lhe foi mais imperioso do que acusar. "Misericórdia quero e não sacrifício"; o amor é preferível ao "correto". "Onde estão os seus acusadores?... Nem eu também te condeno...".
    De modo que a fé não pode ser trancafia em gaiolas de legalismos intolerantes, que nos inspire repudio a quem necessita de aproximação, acolhimento e afeto. Qualquer que seja sua condição, qualquer que sejam suas predileções.
    O amigo poderá sempre contar comigo para o que precisar. Um forte abraço...

    ResponderExcluir
  2. Difícil viver em um mundo em que pessoas vão contra pessoas. As vezes, não é com intenção que agem assim, mas sim porque copiam, o que pessoas e ídolos midiáticos mal intencionados postam em redes sociais e em outros locais da internet.
    Sim, é triste ver pessoas que mesmo tendo tido plenas condições de conversar, de obter informações, de debate, de tirar suas dúvidas, sobre o que acontece em suas próprias vidas, preferirem dar ouvidos a quem não quer o bem para ela, que querem tranca-las na gaiola e impedirem a sair. Mas por que fazem isso? Porque preferem negar todas opiniões contrárias as suas? Que preferem reproduzir o que muitos dizem ao invés de pensar com a própria cabeça? Por que preferir ser enganado, quando podia enxergar a saída na sua frente? Infelizmente são perguntas que não podemos afirmar ao certo a resposta, mas posso afirmar uma coisa: já convivi e convivo com pessoas que nem se quer escutam quando alguém tenta liberta-lo, deixam entrar por um ouvido e sair pelo outro. Mas por que? Só vejo uma justificativa ... a família. Estes foram educados a entrar na gaiola, permanecer nela e induzir outros para entrarem também. Então seria necessário fazer uma mudança em todos, muitos diriam que é impossível, não posso negar não seja, pois sempre existirá o bem, sempre existirá o mal, sempre haverá os prós e os contras. Por tanto é importante que pessoas como você, continuem fazendo estes enxergarem e sejam capazes de saírem sozinhos par o lado de fora. Assim como eu, outros entenderam e capitaram a mensagem, hoje sou capaz de pensar com minha própria cabeça e analisar o que ouço, o que vejo, o que leio. Por isso, você e outras pessoas que contribuem para este resultado precisam continuar a fazer, assim outros irão surgir para ajuda-los nessa tarefa no futuro. Não esqueça, você está fazendo sua parte, se irão ou não absorver o que diz, não está ao seu alcance, é preciso da ajuda dos familiares e das pessoas em que eles confiam.
    Abraço e força, pois
    imagino o quanto é
    cansativo, você não está
    sozinho.

    ResponderExcluir