quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Não há Professor sem ALUNOS.

Ser Professor

Não acredito em quem ensina, acredito em quem aprende.

com os alunos do Grêmio Estudantil

Ser professor pode ser uma função boa ou ruim, dependendo do prisma, da referência que tivermos.
Não é uma dicotomia fixa e determinada, ad eternum...
Para mim, professor se torna um lixo ao assumir ao representar e ecoar a voz do "Opressor".  E muitos fazem isto por tradição. O Estado e as instituições  de ensino já estão estruturadas para reproduzir a "verdade" daqueles sabem tudo sobre aqueles que nada sabem. 
Mas acreditar que há gente que nada sabe é se posicionar ao lado daqueles que discriminam, delimitam o processo de aprendizagem, selecionam e excluem a partir de "seletivismo"  cunhado em valores fundamentalistas.

Professor não é "bom" por ser professor.

Professor torna-se "bom" quando questiona, desconstrói seu "papel de policial", de opressor  na cabeça dos alunos. E faz esta desconstrução em conjunto com os alunos, ambos interagindo e aprendendo. O Ensinar se torna a busca do "auto conhecimento", da libertação do Oprimido. DA LIBERDADE, DA DIGNIDADE DAS PESSOAS...

Para uma classe média tradicional, "sua elite", e aqueles oprimidos, pobres, pretos...., que sonham em ser brancos, crescer, ocupar cargos, ser chefes, ...., mantendo e reproduzindo  a estrutura do Estado como está. Este não é "bom" professor. ( Talvez, para estes, bom..., é aquele que só "ensina" conteúdos, só prepara alunos ao vestibular e concursos, que "ensina-os" para competir,  para ser o melhor...pisando nos PIORES! ).




Cada  um assumi uma posição...

Apesar do "direito...",  é triste ver aqueles, tidos como formadores de opinião, ocupando posições como sendo a única opção. A posição do OPRESSOR.

A grandeza de um professor são os alunos, principalmente os mais necessitados. ( este é meu ponto de vista, não uma verdade. Mas eu  assumo esta posição ) 

Não há professor sem alunos.

Por isso, todo professor, primeiramente, precisa ser aluno.

Precisa optar...

Fazer uma opção por um lado.

Com todas as suas falhas, o Prof. Geraldo sempre tentou seguir este caminho como referência, e construir os valores e regras junto com os alunos, a partir deste princípio: "Mais do que ensinar, precisamos aprender. Aprender a aprender, principalmente o PROFESSOR"

Por isto, ele é eternamente grato aos alunos com quem ele aprendeu muito....

PROF. GERALDO JR.


MAIS FOTOS:
















....

( Não esqueci dos outros alunos, das outras escolas, com tempo postarei mais fotos...)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário