sábado, 14 de março de 2015

Artigo de André Singer: A primeira disputa pelas ruas brasileiras desde 64 --- do Blog http://www.viomundo.com.br/politica/andre-singer-a-primeira-disputa-pelas-ruas-brasileiras-desde-64.html

(...)
Estou convencido, por diversas razões, que, desta feita, o desfecho não será o mesmo daquele de 1964. Mas vai depender, também, de como os atores levarem adiante o processo de luta, que a meu ver será longo.
Em princípio, a presença da direita não deveria assustar, podendo até ser elemento politizador para o conjunto da sociedade. Cabe à esquerda convencer a maioria dos cidadãos de que o impeachment seria um golpe branco, sem base jurídica, como até especialistas da oposição reconhecem.
Cumpre também, isolar, dentre aqueles que se manifestarão amanhã, os setores minoritários de extrema-direita que incitam ao crime. A Constituição garante o direito de manifestação, sem restrições.
Por outro lado, a Carta pune de maneira rigorosa qualquer iniciativa prática contra a democracia. O parágrafo 44 do artigo 5º qualifica de “crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático”. Por isso, incitar à intervenção militar é fazer apologia do crime e deve ser denunciada enquanto tal.(...)http://www.viomundo.com.br/politica/andre-singer-a-primeira-disputa-pelas-ruas-brasileiras-desde-64.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário